Durante o recesso da prefeitura, que vai de 23 de dezembro a 2 de janeiro, o Programa Municipal de Combate à Dengue, vinculado ao Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, vai manter uma equipe de plantão, para controlar os índices de proliferação do mosquito transmissor da doença no município, que estão abaixo de 1%.
”Não podemos baixar a guarda e com a proximidade do verão e o período prolongado de chuvas, tanto nosso setor como a própria população devem redobrar o alerta e os cuidados básicos”, disse a coordenadora do Programa, Aparecida de Oliveira.
Ela acrescenta que, apesar de Arapongas estar com os índices de proliferação baixos, não devemos nos descuidar durante esta época propícia para o desenvolvimento das larvas do mosquito, bastando para isso manter quintais limpos e livres de recipientes, que possam acumular água, como vasos, garrafas e outros recipientes.
Para as pessoas que vão viajar neste final de ano, a determinação é fazer uma vistoria em caixas de água, calhas e outras situações que possam acumular água das chuvas, evitando situações de risco durante o período em que o imóvel permanecer fechado. ”São cuidados básicos que todos devemos ter, para mantermos Arapongas livre do perigo da doença”, alerta a coordenadora.
O Programa de Controle da Dengue continua com a campanha de orientação visando locais onde existe risco elevado da ocorrência de focos de Dengue. Um deles é o Cemitério Municipal. A orientação é para que os visitantes não coloquem flores nos túmulos embrulhados em invólucros de plástico, porque eles acabam se tornando um criadouro da dengue.
”As pessoas poderiam colaborar com o nosso trabalho de prevenção e combate á dengue, retirando este plástico que na verdade é um verdadeiro ninho para os mosquitos da dengue”, finalizou a coordenadora.
Fonte: www.arapongas.pr.gov.br
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário