Quem na infância não se divertiu com as alegres e atrapalhadas historinhas da Turma da Mônica? A vida dos famosos personagens do escritor e cartunista Maurício de Sousa agora está mais perto dos 270 alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Santo Antônio de Pitangueiras.
O contato foi proporcionado a partir do Projeto Sacolas do Saber, instalado na escola desde outubro, que surgiu a partir da idéia da diretora Márcia Cristina Diniz Schiavo. “Observando meu filho, que gosta muito de gibis, pude perceber que na escola não havia esse contato por parte dos outros alunos” esclarece.
E atendendo essa demanda, juntamente com outros professores que auxiliaram na construção da sacola, da confecção ao enfeite, o projeto foi implantado. O projeto instalou em cada sala de aula uma sacola literária contendo gibis de vários títulos.
No decorrer da semana em dias estipulados no planejamento escolar, o professor e os alunos se dedicam exclusivamente na leitura dos gibis por quinze minutos. A leitura não tem caráter de avaliação, sendo realizada de maneira prazerosa e divertida.
O objetivo é desenvolver o hábito de leitura nos alunos, incentivar a compreensão de diversos tipos textuais, conscientizar professores e alunos da importância da leitura para o desenvolvimento intelectual, formar cidadãos capazes de compreender o que lê, e utilizar esse conhecimento para melhorar sua fala, escrita e maneira de se comunicar com o mundo.
A aluna da segunda série, Geovana de Souza Fernandes, 7 anos, relata sobre a importância do projeto. “Temos que ler bastante livros, porque o ano que vem iremos ter mais leitura na sala e o gibi ajuda a ler rapidinho” diz ela.
Os 180 exemplares de gibis disponíveis no projeto foram doados pela Secretaria Municipal de Educação, e são utilizados internamente nas salas de aula, não servindo para empréstimos, caso o aluno queira emprestar livros para ler em casa, deve procurar na própria biblioteca da escola ou na Biblioteca Municipal.
A princípio os textos lidos serão dos gibis, depois serão apresentadas novas literaturas para que a diversificação possa desenvolver o intelectual do aluno.
Fonte: www.pitangueiras.pr.gov.br
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário