segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arapongas integra Plano de Ação Nacional da Política de Atenção à Saúde do Homem

O município de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde integra o Plano de Ação Nacional da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, com o compromisso com a saúde do homem, através de ações comunicações e abordagens à população masculina.

Neste sentido foi realizado no último dia 27 de novembro, no Espaço Cultural ”Estação das Feiras”, juntamente com o dia de combate ao Câncer de Mama, uma mobilização para o combate ao Câncer de Próstata, onde o público masculino, foi orientado a prestar mais atenção à sua saúde.

No dia 30 de novembro, ocorreu uma palestra abordando diversos aspectos relacionados à saúde do homem, desta vez com os representantes do Sindicato Moveleiro de Arapongas.

Conforme Cristiane Franco Meneses, coordenadora da Política de Atenção Integral a Saúde do Homem em Arapongas, nas palestras e abordagens, o objetivo maior é estimular homens de 20 à 59 anos a procurarem mais as Unidades de Saúde e não só os Serviços de Emergência, quando já estão com sua saúde debilitada ou com uma doença agravada.

”Estamos trabalhando de forma preventiva, dessa maneira, esperamos reverter o atual quadro de pouca procura por parte dos homens aos serviços de saúde, proporcionando, de maneira regular, preventivos de educação em saúde e de atenção clínicos, especificamente exigidos por parte deste grupo populacional”, acrescenta.

A coordenadora destaca que, o enfoque maior do programa é levar o município a melhorar, de maneira acelerada, seus padrões no que se refere ao aumento da demanda dos homens aos postos de saúde. ”Pretendemos sensibilizar os homens e suas famílias, incentivando-os ao auto cuidado e hábitos saudáveis”, frisou.

Ela finaliza ressaltando que o trabalho vai continuar, por meio de ações e informação em folders e cartilhas distribuídos nas palestras e a continuidade no atendimento com qualidade e resolutividade dos serviços de saúde, para que assim possa ser garantido a adequada atenção à população masculina, focando sempre nos fatores de risco como diagnósticos em Hipertensão, Diabetes, Alcoolismo, Cirrose, Tabagismo. ”É necessária também a conscientização quanto aos acidentes de trânsito para que possamos solucionar o elenco de doenças e agravos mais prevalentes na população do sexo masculino”, finalizou.

Fonte: www.arapongas.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário