Algumas operações têm sido realizadas regularmente pelo pessoal do Programa Municipal de Combate à Dengue no Cemitério Municipal de Arapongas. O objetivo principal tem sido fazer valer a Lei Municipal 3686/2009, que proíbe a entrada de vasos e demais utensílios de flores acondicionados em sacos plásticos no Cemitério e orientar a população sobre o perigo da dengue, uma doença que deixou saldo de 24 casos recentes no município, sendo 14 importados.
Segundo Aparecida de Oliveira, coordenadora do Programa da Dengue, a Lei tem merecido o apoio da população, mesmo assim em datas de maior movimentação de pessoas no Cemitério, os agentes tem feito plantão para alertar e reforçar o seu cumprimento.
Aparecida lembra que a Lei foi criada devido aos inúmeros focos de mosquitos registrados no Cemitério Municipal, principalmente após determinados períodos onde aumentava o número de pessoas circulando pelo local. ”Hoje, após inúmeras campanhas de conscientização e trabalho de campo de nossos agentes, a população tem entendido que todos têm que fazer a sua parte no combate a dengue e mesmo que o município tenha avançado em ações neste sentido, o alerta deve ser constante, tanto das autoridades como da população”, disse a coordenadora.
Finalizando, Aparecida também pede que os moradores continuem reforçando a atenção para evitar focos de proliferação em suas residências, cuidando dos quintais e denunciando situações de risco em terrenos baldios e imóveis abandonados. Outro alerta importante é para as pessoas que suspeitarem de algum sintoma da doença, procurar imediatamente o médico. ”Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal”, concluiu.
Fonte: www.arapongas.pr.gov.br
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário