O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade de ensino do Ministério da Educação, comprova que o Paraná avançou qualitativamente em relação à educação pública. Caso as políticas públicas adotadas no governo Requião e Pessuti forem mantidas, o Estado pode alcançar as metas do Ministério da Educação (MEC) antes do prazo estipulado (2021).
O Paraná teve o melhor resultado nacional no ensino médio e já superou a média esperada para 2011 também nas séries finais do ensino fundamental. “O resultado do Ideb mostra que nosso governo acertou ao investir na educação", destacou o deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa.
A política pública de educação do Paraná é baseada em quatro eixos: infraestrutura, gestão escolar, práticas pedagógicas e valorização dos profissionais da educação, informou. Além do esforço do governo, diz Pugliesi, é preciso destacar o trabalho dos maiores responsáveis pelo sucesso: os alunos, professores e funcionários das escolas.
NÚMEROS - O Ideb do ensino médio das escolas paranaenses foi o melhor do Brasil. O índice atingido foi de 3,9, nesta modalidade de ensino a meta era de 3,4 para 2009. Foi superada, inclusive, a meta propostas para 2011 que é de 3,6 para as escolas da rede pública. O mesmo aconteceu com as séries finais do ensino fundamental. O indicador aumentou para 4,1 pontos, superando a meta de 3,5 para o ano. Também foi superada a meta de 2011, que é de 3,8.
Já nos anos iniciais da rede estadual de ensino o índice foi mantido em relação a 2007, ficando em 5,2, abaixo da meta fixada em 5,4. O Paraná possui mais de 1,4 milhão de estudantes e cerca de 7 mil deles estão nesta modalidade de ensino.
INDICADORES -O Ideb foi criado em 2005, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade da educação das escolas e da rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue ao índice de 6,0 em 2021, o que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
No indicador que define o índice estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: as taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas com o censo escolar e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nas avaliações desenvolvidas pelo Inep, o índice varia de zero a 500 para indicar o desempenho dos estudantes.
A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do ensino fundamental. Em língua portuguesa, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental do Paraná ficaram com 196,98 e dos anos finais com 246,23. Índices acima das médias nacionais que foram 186,22 e 239,73 respectivamente. Os índices em matemática foram de 219,36 para anos iniciais e de 250,74 para os finais. O Brasil apresentou índices de 207,13 e 242,86.
Os estudantes do ensino médio fazem o Saeb, avaliação realizada por amostragem, que também avalia as habilidades nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Este ano o desempenho dos alunos paranaenses ficou em 274,85, acima da média nacional que foi de 261,86 em língua portuguesa. Em matemática, o índice foi de 281,72 para o Paraná e de 265,45 para o país.
A taxa de aprovação do ensino médio em 2009 foi de 78,6%, acima da média nacional, que foi de 73,5%. Nos anos finais do ensino fundamental a taxa foi de 82,6% e a dos anos iniciais foi de 93,6%. Ambas também ficaram acima das médias nacionais que foram de 80,5% e 91,1% respectivamente.
terça-feira, 6 de julho de 2010
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Onde estão os deputados da oposição, ferrenhos críticos de Requião e Pessuti agora? Ah, falar bem do governo não pode... tomara que a resposta do povo seja nas urnas, não reelegendo estas catrefas. Parasitas do poder público.
ResponderExcluirCidadão revoltado