A média de 6,2 recebida pelos estudantes de Arapongas na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ganhou destaque na imprensa nacional. Na última edição da Revista Época, a chamada ”Como Multiplicar as Boas Escolas” abre a reportagem sobre o desempenho da educação de Arapongas.
Os índices, segundo a revista, são resultados das avaliações periódicas realizadas para identificar e sanar deficiências e os projetos que são anualmente reavaliados pela Secretaria de Educação.
A Época também dá destaque aos avanços no atendimento para alunos com deficiência auditiva, citando o exemplo da Escola Padre Germano Mayer, que incluiu a linguagem de libras em seu calendário em 2006 e hoje devido ao sucesso, a modalidade de ensino foi levada para outras escolas da rede municipal de Ensino.
Outro ponto importante abordado pela publicação foi a iniciativa de Arapongas em criar as maratonas de português e matemática, que além de contribuírem para sanarem as maiores dificuldades de aprendizado dos alunos na atualidade, também colaboraram para um diagnóstico mais preciso pelo Ministério da Educação.
Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), Arapongas obteve 6,2 pontos no Ideb 2009, ultrapassando a meta nacional de 6 pontos. O município também ultrapassou a média estadual (5,4 pontos), a nacional (4,6), a meta projetada de 6,1 para 2015, além da média nacional para 2021 que é de 5,7 pontos.
Para o prefeito Beto Pugliese, este resultado vem coroar de êxito a política de metas para melhorar o setor educacional, implantada logo nos primeiros meses de sua administração e que primou pela qualificação e capacitação do quadro docente e para uma maior motivação aos alunos, ofertando um Ensino de qualidade e com o respeito que a Educação deve merecer.
Ele também destacou que Arapongas está entre os 20 municípios paranaenses que ultrapassaram o Ideb previsto para daqui há 11 anos. ”São dados que nos estimulam a prosseguir com o aprimoramento desta qualidade da educação em nosso município”, frisou.
O secretário municipal de Educação, professor Paulo Valério, destacou que todas as escolas melhoraram seus índices e isto comprova que o trabalho em equipe e a boa administração das escolas têm contribuição direta nestes números. ”A educação só melhora quando a mudança estiver acontecendo dentro da sala de aula. Os professores estão entusiasmados e dedicados em oferecer às nossas crianças um ensino qualificado. O objetivo é continuar desenvolvendo este trabalho e ampliando o desempenho do município no Ideb”, ressaltou.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário