terça-feira, 25 de maio de 2010

Pessuti autoriza construção de clínicas da Mulher em Astorga e Jaguapitã

Deputado Waldyr Pugliesi acompanhou os prefeitos Bega e Sagu, de Astorga e Jaguapitã, na solenidade de assinatura dos convênios no Palácio das Araucárias

Deputado Waldyr Pugliesi, o prefeito Bega (Astorga) e o governador Orlando Pessuti

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Lipski, deputado Waldyr Pugliesi, prefeito Sagu (Jaguapitã) e o governador Orlando Pessuti

O deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, acompanhou na segunda-feira (24) o governador Orlando Pessuti, na assinatura do convênio para construção de Clínicas da Mulher e da Criança em Astorga e Jaguapitã, no Norte do Paraná. A solenidade, no Palácio das Araucárias, contou com participação dos prefeitos Arquimedes Ziroldo, o Bega (Astorgas) e o Luiz Augusto Veiga, o Sagu (Jaguapitã).

As obras das unidades de saúde, com investimento aproximado de R$ 450 mil cada, terão início nos próximos dias, informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Lipski. “Estamos autorizando estas obras em diversas regiões do Estado. O ex-governador Roberto Requião anunciou a construção de 221 clínicas. Agora, estamos fazendo uma parceria entre a secretaria do Desenvolvimento Urbano e a secretaria da Saúde para acelerar o processo de planejamento e conclusão dessas obras”, explicou Pessuti.

“Estas clínicas da Mulher e da Criança são reivindicações antigas dos moradores de Astorga e Jaguapitã. As unidades vão garantir um avanço bastante positivo na qualidade do atendimento da saúde pública destas comunidades”, comemorou o deputado Waldyr Pugliesi.

As unidades de saúde são construídas em parceria com os municípios, que recebem a infraestrutura montada e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais de saúde e manutenção das unidades. O Governo do Paraná constrói e equipa as clínicas, além de repassar R$ 8 mil por mês para gestão das estruturas.

TRÂMITE – O prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, o Bega, confirmou a luta antiga da população local para receber melhor infraestrutura na área de saúde. “O deputado Waldyr Pugliesi sempre nos apoiou neste pleito que agora estamos conseguindo realizar”.

A prefeitura, segundo Bega, já providenciou o terreno para a clínica. “Fica próximo ao Hospital Cristo Rei, na região central de Astorga, ao lado de onde será construído a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, informou. Astorga, com aproximadamente 25 mil habitantes, começou a ser formada em 1945 e está localizada a 420 quilômetros de Curitiba, na região metropolitana de Maringá.

MINI-POSTOS – O prefeito em exercício Luiz Augusto Veiga, o Sagu, informou que a clínica de Jaguapitã será construída próxima a Escola Estadual Waldomiro Pedroso, na Comunidade da Vila Operária, na região central do município. “Nossa comunidade há muito tempo esperava por esta clínica. A partir dela poderemos prestar assistência completa as famílias”, disse.

Segundo Sagu, os moradores de Jaguapitã dispõem atualmente de quatro mini-postos de saúde, que estão em prédios antigos e alugados. “O trabalho do Waldyr Pugliesi merece ser elogiado. Graças a Deus temos alguém que olhe por nós”, completou. Jaguapitã, com aproximadamente 11,1 mil habitantes, começou a ser formada em 1937, com a chegada de várias famílias, incluindo os pioneiros Antonio Pinto e Izaltino Rodrigues.

ATENÇÃO A SAÚDE – Na solenidade, Pessuti falou do trabalho do Governo do Estado na área da saúde. “Temos uma ação muito forte na construção e reforma de hospitais, alguns de maior importância, como o Hospital Infantil de Campo Largo, o Hospital Regional de Paranaguá, que são obras de uma grandiosidade nunca antes vista. Os municípios paranaense têm condições de oferecer um atendimento médico de qualidade. São obras que dão cidadania a nossa população”, afirmou.

Além de Astorga e Jaguapitã, Pessuti autorizou Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança em Apucarana, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Capitão Leonidas Marques, Coronel Vivida, Diamante do Norte, Douradina, Guaraniaçu, Mallet, Maripa, Matelândia, Mauá da Serra, Munhoz de Mello, Reserva do Iguaçu, Roncador, Santa Fé, Santa Izabel do Oeste, São Pedro do Ivaí, Sulina e Virmond.

Um comentário:

  1. Os moradores de Astorga e Jaguapitã merecem as clínicas da Mulher e da Criança. Parabéns aos prefeitos e ao deputado. (Assinado: Maria de Almeida)

    ResponderExcluir