“Que dia especial estamos vivendo em Arapuã. Hoje nosso município está sendo declarado território livre do analfabetismo. É uma conquista de todos os cidadãos que com muito empenho e dedicação trabalharam em torno deste objetivo”. Com esta frase o prefeito Deodato Matias comemorou, no último dia 12 de maio, a declaração de que o município de Arapuã é Território Livre do Analfabetismo.
Arapuã é um dos 34 municípios que estão sendo declarados livres do analfabetismo no Paraná, informa o deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa. “O Paraná Alfabetizado, lançado em agosto de 2004 pelo ex-secretário de Educação Maurício Requião, é um dos programas de maior alcance social do Governo do Estado”, disse o deputado.
“Esta conquista é resultado da soma de esforços da sociedade, dos professores e de toda a comunidade de Arapuã”. O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, as prefeituras e os núcleos regionais de educação. De acordo com Pugliesi, até o final de 2010, mais 117 municípios serão declarados livres do analfabetismo no Paraná.
PROCEDIMENTO – Um município é considerado livre do analfabetismo se a taxa chegar a 4%, índice utilizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em Arapuã, até o ano 2000, a taxa de analfabetos era uma das mais altas do Paraná – 21% da população com 15 anos ou mais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o Paraná Alfabetizado atuando desde 2004, a taxa foi reduzida para 3,72%.
Para Boa-Ventura Afonso da Cruz, aluno que foi alfabetizado pelo programa, saber ler e escrever hoje é uma vitória. “Ser letrado sempre foi um sonho, mas devido a tantas dificuldade nunca tive a chance. Hoje sou alfabetizado, feliz por estar concluindo o curso de técnico em montagem e manutenção de antenas parabólicas”, contou.
RECONHECIMENTO – “Nossa cidade tem recebido do Governo do Estado muitos benefícios. Agradecemos muito ao governador Orlando Pessuti, por todas as melhorias recebidas. Fomos agraciados com três novos ônibus para o transporte escolar, ganhamos também a Biblioteca Cidadã, além de diversas obras e reformas nas escolas e a construção de quadras cobertas”, informou o prefeito Deodato Matias.
Além de Arapuã, serão declarados territórios livres do analfabetismo os municípios de Fernandes Pinheiro, Flórida, Japira, Pitangueiras, Paranapoema, Nova Aliança do Ivaí, Porto Rico, Santa Mônica, São Jorge do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Sulina, Paulo Frontin, Maripa, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Cecília do Pavão, Rancho Alegre, Leópolis, Cafelândia, Iguatu, Iretama, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Pranchita, Pinhal de São Bento e Bom Jesus do Sul.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário