segunda-feira, 14 de junho de 2010

Amepar debate o enfrentamento à violência

O enfrentamento a violência foi o tema da última reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). O encontro, no útlimo dia 10 de junho, foi coordenado pelo presidente Almir Batista (na foto, ao centro), prefeito de Sabáudia, no Norte do Paraná.

A reunião, no auditório da Brasil Soka Gakkai Internacional, em Londrina, reuniu prefeitos, Secretários e autoridades públicas, representantes das áreas de saúde, educação e assistência social dos 22 municípios que integram a entidade.

No encontro foram debatidas estratégias viáveis no enfrentamento à violência nas pequenas cidades e ainda foram apresentadas algumas ações que já deram certo em alguns municípios e entidades na prevenção e controle da violência. Participaram da reuniáo o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, o vice-presidente da Amepar e prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira entre outras autoridades.

Pela manhã os palestrantes foram Silvio Fernandes, médico especialista em cirurgia pediátrica e saúde pública; o delegado da Polícia Federal Carlos Roberto Bacila, professor de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Renato Moriya, coordenador da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes de Londrina relataram suas experiências e apresentaram estatísticas sobre o problema.

No período da tarde, a Secretária Municipal de Assistência Social de Cambe, Ângela Pacueto Maral relatou o trabalho desenvolvido naquela cidade com crianças e adolescentes vítimas de violência. O coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi também expôs o trabalho da entidade, que promove a cultura de paz como forma de prevenção e redução da violência e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, Rodrigo Rocha Loures, falou discorreu sobre o tema Desenvolvimento Local Sustentável e suas ações no enfrentamento à violência.

A última parte dos trabalhos foi dedicada às atividades em grupos, que trocaram experiências entre os municípios e discutiram propostas de enfrentamento à violência contra menores.

Um comentário:

  1. Muito boa a iniciativa de vocês de mostrarem as ações do deputado. Parabéns. José

    ResponderExcluir