A Paróquia São José promove no próximo domingo (23) a XIV Cavalgada de São Sebastião de Jaguapitã. O evento, a partir das 8h na chácara de Milton Stringhini (ao lado do frigorífico Jaguafrangos, na Rodovia 340 - saída para Guaraci), deverá reunir mais de 1,2 mil cavaleiros e amazonas de diversas regiões do Paraná e outros estados.
Esta será a primeira edição da Cavalgada dentro do Calendário Turístico Oficial do Paraná, segundo a lei n° 16.558 aprovada pelo deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa. O ato foi publicado no Diário Oficial em julho de 2010, após a sanção do ex-governador Orlando Pessuti.
A confraternização, de caráter religioso, foi incluída na relação de eventos do Estado atendendo pedido do prefeito Luiz Carlos Trapp, informa Pugliesi. “A Cavalgada de Jaguapitã se tornou numa das mais importantes manifestações do folclore da região Norte do Paraná”, destacou o deputado.
PROGRAMAÇÃO – Antes do percurso, os participantes da Cavalgada participam às 9h30 de uma missa que será celebrada no local. Em seguida começa a procissão, passando pelas principais ruas de Jaguapitã até a Igreja Matriz, onde será feita a bênção aos cavaleiros e amazonas e seus animais.
Logo após o ato as comitivas retornam ao local de partida para o almoço. A última festa, em janeiro de 2010, teve participação de 63 comitivas de 55 diferentes cidades. Foram mais de 1,2 mil inscritos, lembra Luiz Augusto Vieira, o Sagu, prefeito em exercício de Jaguapitã.
Mais informações sobre a cavalgada com Frei Constantino Borg pelo telefone (43) 3272-1251, Sérgio Mariotto no telefone (43) 2272-1200 ou Tiago, pelo telefone (43) 9954-5997.
CONTEXTO – A Cavalgada de São Sebastião foi criada em 1998, por 67 agricultores liderados por Padre Constantino Borg, João Santana e Sérgio Antonio Marioto e a Comitiva Jaguapitã. A intenção era promover um ato de louvor para reverenciar o defensor dos cristãos e pedir proteção ao padroeiro da agropecuária São Sebastião, o protetor das atividades ligadas à agricultura no Brasil.
A festa, realizada sempre na segunda metade de janeiro, se transformou numa das principais tradições de Jaguapitã. Com o passar dos anos o sucesso da manifestação extrapolou as fronteiras da microrregião. Atualmente comitivas de outras regiões e estados participam do evento.
HISTÓRICO – O município de Jaguapitã, criado pela Lei Estadual nº 2, de 10 de outubro de 1947, foi instalado oficialmente em 7 de novembro do mesmo ano.
A comunidade, atualmente com 11,1 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), começou a ser formada em 1937 com a chegada de várias famílias, incluindo os pioneiros Antonio Pinto e Izaltino Rodrigues.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário