Devido as expressivas mudanças geográficas e demográficas, Rolândia conta a partir desta semana com uma novidade no combate à dengue. Os Agentes de Endemias, também conhecidos como "Agentes da Dengue" estarão trabalhando em novas localidades.
Um trabalho realizado na cidade resultou em um novo "Reconhecimento Geográfico", o que estabeleceu uma nova divisão em todo território do município. O último reconhecimento de área havia sido feito em 1999. "Com este novo estudo podemos contemplar os novos bairros e as demais alterações em mais de 11 anos", explicou o coordenador de endemias Rafael Dias.
Com o auxílio da 17ª Regional de Saúde, os agentes confeccionaram os mapas configurando as novas áreas e formatando as já existentes na cidade e nos distritos.
Todas as localidades foram adequadas ao tamanho recomendado pelo Ministério da Saúde que é de aproximadamente 40 quarteirões. O município que possuía 26 localidades passou a contar com 33 após o novo Reconhecimento Geográfico.
Cinco agentes trabalham na pintura das numerações dos postes para identificação das localidades de acordo com o novo mapa. O restante da equipe realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegipty bem como o recenseamento da população e dos imóveis das novas localidades.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Rolândia Deise Tokano, apesar das chuvas dos últimos dias, o processo está dentro do esperado.
"A expectativa é concluir o trabalho até o mês de março. Paralelo a isto, as ações de combate à Dengue não param na cidade. Os rolandenses devem ficar atentos à prevenção da doença e não dar trégua no combate ao mosquito", afirmou Deise Tokano acompanhada do supervisor e Agente de Endemias Daniel Rosa.
Fonte: www.rolandia.pr.gov.br
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário