Com a preocupação de manter a agricultura familiar de Pitangueiras entre as mais produtivas do estado, foi implantada junto aos agricultores moradores das Vilas Rurais Ernesto Sgorlon, Manoel Espinosa e Antonio Pinguelli o programa Municipal Pró-Fertilidade.
O programa consiste em distribuir, sem custos aos agricultores familiares, adubo orgânico (esterco de aves), fertilizante mineral (formulado 20-05-20) e calcário, para utilização nas lavouras cultivadas, em especial o café, visando realizar a manutenção de fertilidade dos solos e do nível de produtividade de café, que é o maior do Brasil ( 34 sacas beneficiadas por hectare).
Na reunião de lançamento do programa, o prefeito Cristovon Ripol e o secretário de agricultura Luiz Marcelo Franzin falaram da forma de distribuição dos adubos e enfatizaram sobre a realização de amostragens de solo.
O objetivo é obter de cada área o laudo de análise de solo para que se possa recomendar a quantidade adequada de fertilizantes mineral, orgânico e calcário. Ao todo 84 famílias foram beneficiadas com 6,5 toneladas de fertilizante 20-05-20 e 159 toneladas de esterco de aves de corte.
O agricultor Iremar Xavier, da Vila Rural Ernesto Sgorlon recebeu 3 mil quilos de adubo orgânico e se diz satisfeito com a economia que terá. “Economizei três mil quilo, usei no café e um pouco na horta, com essa ajuda da prefeitura diminui os custos. Só não recebe quem não quer ou quem não precisa” afirma ele.
De acordo com Iremar a produção dele precisa de oito a nove mil quilos de adubo por ano, em média o preço do quilo é de R$ 60, mais o transporte ficaria em torno de R$ 200 por quilo, elevando assim o preço do produtor diminuindo os lucros. “Para ajudar ainda mais, a prefeitura também forneceu o trator, uma mão na roda”, finaliza o agricultor que trabalha há doze anos com lavoura de café.
O trabalho é resultado de uma parceria entre a Associação da União das Vilas Rurais de Pitangueiras (UNIVILAS), a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e agricultores familiares, para a manutenção dos níveis de produtividade das lavouras das vilas rurais do município e, conseqüentemente, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida das famílias.
Fonte: www.pitangueiras.pr.gov.br
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário