O deputado Waldyr Pugliesi recebeu na eleição de 3 de outubro de 2010, 52.524 votos e conquistou seu décimo mandato popular, o quarto na Assembleia Legislativa do Paraná. Natural de Monte Alto (SP), Waldyr Pugliesi é formado em Odontologia pela Universidade de Uberaba (MG) e chegou em Arapongas, no Norte do Paraná no final da década de 1950.
A trajetória política de Waldyr Pugliesi está diretamente ligada aos ideais de esquerda e aos princípios de liberdade e respeito defendidos pelo MDB-PMDB, desde o início de sua formação, na metade da década de 1960. O deputado é um dos fundadores do MDB no Paraná e em Arapongas, no Norte do Estado.
Pugliesi sempre permaneceu fiel ao partido nos mais de 45 anos de vida pública. O MDB Velho de Guerra ficou conhecido pela resistência popular durante os anos de chumbo da ditadura militar brasileira. Nos mais de 20 anos de regime ditatorial (1964 a 1985), o partido defendeu o retorno à democracia, motivo que levou muitos de seus membros à prisão e até mesmo ao exílio do país.
Waldyr Pugliesi foi o último presidente do MDB, extinto em 1979, e primeiro presidente do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
TRAJETÓRIA – Em 1963 Waldyr Pugliesi iniciou seu primeiro mandato como vereador por Arapongas, cargo ao qual foi reeleito em 1968, proporcionalmente como o vereador mais votado do Paraná. O deputado assumiu, em 1973, pela primeira vez a prefeitura de Arapongas.
Pugliesi chegou ao primeiro mandato na Assembleia Legislativa nas eleições de 1979, retornando à prefeitura de Arapongas ao término da legislatura, em 1983. Em 1987 o representante das regiões Norte e Noroeste e do Vale do Ivaí do Paraná entrou para a história ao se eleger deputado federal e participar da elaboração da nova Constituição Federal, após o término da ditadura militar.
Nas eleições de 1992, Waldyr Pugliesi conquistou seu terceiro mandato como prefeito de Arapongas. Em 1999 retornou à Curitiba como deputado estadual e em 2001 assumiu a Liderança das Oposições na Assembleia Legislativa, participando ativamente na articulação do projeto de iniciativa popular que impediu a venda da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).
Entre um mandato e outro, Pugliesi exerceu outras funções, como diretor dos Portos de Paranaguá e Antonina, no primeiro mandato do ex-governador Roberto Requião (1991-94). Em 2003, no início do segundo mandato do ex-governador Requião, Pugliesi aceitou o convite e assumiu a Secretaria dos Transportes do Paraná, realizando uma das melhores gestões da pasta.
Em pouco mais de três anos e meio, o deputado executou um plano de ação que resultou na recuperação de cinco mil quilômetros de rodovias estaduais, sem a cobrança de pedágio. Atualmente Pugliesi está em seu quarto mandato na presidência do PMDB do Paraná e é o atual líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário