Cindeb fortalece municípios e execução de obras de interesse comum - cidades somam 51.930 habitantes
Bega (ao centro) coordenou a reunião do consórcio
O deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, comemorou esta semana a aprovação do estatuto do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale Bandeirantes (Cindeb). O órgão, que terá como meta buscar recursos junto aos governos estadual e federal, é formado pelos municípios de Astorga, Ângulo, Atalaia, Flórida, Iguaraçu, Munhoz de Mello e Santa Fé.“A iniciativa para criação do consórcio surgiu da constatação de que o Governo Federal disponibiliza recursos a municípios constituídos em grupos”, informa Pugliesi. “Como diz o prefeito Bega (Arquimedes Ziroldo, de Astorga), juntos os municípios ficam muito mais fortes. Portanto, todas as cidades envolvidas estarão unidas em torno de objetivos comuns”, completou o deputado.
O Cindeb, além de fortalecer os municípios, vai possibilitar a execução de obras de interesse comum das cidades e a aquisição de bens, produtos e equipamentos. Juntos os sete municípios totalizam 51.930 habitantes. “Sem dúvida, esta iniciativa vai garantir mais visibilidade para as nossas propostas, principalmente junto aos órgãos do Governo Federal”, informou o prefeito Bega.
PANORAMA – Participaram do encontro em Astorga os prefeitos Moisés Gomes da Silva (Ângulo), Nilson Martins (Atalaia), Manoel Abrantes Neto (Iguaraçú), Geraldo Gomes (prefeito em exercício de Munhoz de Mello). Santa Fé e Flórida foram representadas respectivamente pelos assessores, Marcelo Cândido da Silva e Ismael Leoni.
O vice-prefeito Antônio Carlos Lopes e o representante da Câmara de Astorga, vereador Osmanir Cestari, também participaram do ato, juntamente com diretores municipais. Os convidados foram recebidos pelo prefeito Bega no auditório da Prefeitura. Na oportunidade, foi elaborado e aprovado o estatuto.
“O empreendedorismo não está somente na iniciativa privada. Com a criação deste consórcio despertamos interesse nos políticos pelo número de habitantes atendidos”, disse o vice-prefeito de Astorga, Antônio Carlos Lopes.
A constituição do Cindeb teve início em junho, durante uma visita à Astorga do deputado federal Alex Canziani, que falou sobre os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), destinados aos municípios constituídos em consórcios, informou Bega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário