De artesanatos, cursos profissionalizantes, convivência social, orientação jurídica até espiritualidade, todas essas atividades são oferecidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), de Pitangueiras sem nenhum custo para a população.
O CRAS está em funcionamento desde março deste ano, conta com equipe técnica formada por um assistente social, um psicólogo e um advogado que atendem as famílias referenciadas por este CRAS.
Em média são atendidas 188 famílias e tem por objetivo o desenvolvimento de atividades que proporcione a convivência e socialização, o fortalecimento de vínculos familiares e a superação da situação de vulnerabilidade social.
Atualmente estão em funcionamento quatro grupos, sendo, grupo de gestante “Gerando Brasileirinho saudáveis, grupo de Mães “Famílias de Luz”, grupo de adolescente e grupo da terceira idade.
O grupo de gestante foi o primeiro grupo a ser implantado, reunindo-se semanalmente, realiza um trabalho de orientação as gestantes, por meio de diversos profissionais como: médicos, enfermeiros, psicólogo, dentistas, nutricionista, fisioterapeuta, pedagogo, advogado, assistente social, fonoaudiólogo, entre outros.
Durante a participação nos grupos as gestantes realizam trabalhos artesanais de pintura, tear e crochê, confeccionando assim o seu próprio enxoval e a cada encontro recebem uma peça para enriquecer seu enxoval. O grupo “Famílias de Luz”, atende semanalmente mães beneficiarias do Programa Bolsa Família.
Neste grupo além do trabalho político-pedagógico são desenvolvidos trabalhos artesanais de pintura em tecido, tear e crochê. O mesmo acontece no grupo de adolescentes recentemente criado, que tem a participação de jovens entre 12 a 16 anos.
O Grupo da Terceira Idade, atende 35 idosos, entre homens e mulheres com idade entre 60 e 82 anos. Nos encontros semanais são desenvolvidos atividades como passeios, bingos, idas a baile, festas de aniversários, além de ginástica e curso de informática.
O grupo é coordenado pela voluntária Maria Aparecida Veronez Vendrames e demais voluntários. De acordo com psicóloga Cleonice mesmo em pouco tempo de funcionamento o CRAS já é reconhecido pela população.
“O trabalho do CRAS está sendo muito bem aceito pela comunidade. Em abril lançamos a campanha do agasalho, passado o inverno a arrecadação continuou. Hoje as pessoas usam o centro como um ponto de troca, onde buscam o que precisam e doam o que tem” afirma.
Com profissionais qualificados e ajuda de voluntários o centro está avançando em seus trabalhos. Segundo a assistente social Beatriz Aparecida Gonçalves todos os programas e projetos desenvolvidos seguem a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e buscam a regulamentação do município junto a Política Nacional de Assistência Social através do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O CRAS está lançando um trabalho de voluntariado e você que tem alguma habilidade pode ajudar.
Para conhecer melhor o trabalho realizado pelo CRAS de Pitangueiras acesse: www.crasdepitangueiras.blogspot.com. Seja você também um voluntário!
Fonte: www.pitangueiras.pr.gov.br
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário