O Paraná em Ação realizado em Ibaiti fez 54 mil atendimentos para a população da cidade e de municípios vizinhos. Foi a 88° edição já organizada da feira, e a segunda na cidade.
Através da parceira entre o governo estadual, prefeituras, entidades privadas, justiça e federações de comércio e serviços, os moradores puderam tirar documentos, resolver problemas jurídicos, fazer exames de saúde e receber informações sobre seus direitos básicos.
A 88° edição do programa, encerrada no domingo (29), contabilizou 2.610 pedidos de emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. Durante o evento, quem pediu emissão de carteira de trabalho também pôde sair com seu currículo profissional pronto, feito com a ajuda de uma profissional da Unopar (Universidade Norte do Paraná).
Os atendimentos do setor judiciário e previdenciário chegaram a 732 pessoas, que puderam inscrever-se em casamentos coletivos, realizar divórcios, pedir pensões ou aposentaria. Duas defensoras públicas estaduais realizaram os atendimentos, e também estiveram presentes a Justiça Federal, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o INSS e um juiz federal da Vara de Jacarezinho.
No total, cerca de 18 mil pessoas foram ao Paraná em Ação, e além da emissão de documentos e atendimento jurídico, a feira realizou também 16 mil atendimentos na área de saúde e prevenção, 6 mil em segurança pública, 3,8 mil em programas de governo, 2,9 mil nas áreas de empreendedorismo e geração de renda, 11mil de educação , cultura e lazer e 451 em estética e embeleza mento.
Ao fim da edição, o coordenador-geral do programa Marcírio Machado Sobrinho fez um agradecimento à equipe de trabalho e aos parceiros. “O que a gente realizou aqui foi uma verdadeira demonstração do nosso respeito pela população de Ibaiti”, afirmou. O próximo Paraná em Ação acontecerá em Paranavaí, entre os dias 10 e 12 de Dezembro, na Praça dos Pioneiros.
PROGRAMA - Mais de 200 serviços são oferecidos durante o Paraná em Ação, como emissão gratuita de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. Também é possível obter orientações sobre inscrição e contagem de tempo de serviço para aposentadoria, sobre documentos necessários para benefícios e habilitações da previdência, serviços judiciários e extrajudiciários no âmbito estadual, como divórcios, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade e maternidade e inscrição para casamento coletivo. A população também pode ser atendida sobre opção de nacionalidade e questões habitacionais, com a Cohapar.
Na área de saúde e bem-estar, são aplicados testes de urina e glicemia; avaliação física; orientação sobre saúde bucal; sobre a saúde da mulher, com exames de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, doenças renais, antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e cadastro de doadores de medula óssea.
Para as crianças, há muita recreação e teatro. São dadas orientações sobre emissão de notas fiscais, trânsito e direção segura, orientações da Polícia Civil para evitar seqüestros e abusos contra menores. Oficinas de artesanato, empreendedorismo e reaproveitamento de materiais reciclados fazem sucesso em todas as edições do Programa.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário