Com a presença de alunos, tutores e coordenadores foi realizada na última sexta-feira (17), no Centro Cultural de Astorga, a aula inaugural dos cursos de pós-graduação da Universidade Aberta do Brasil – Pólo Astorga. A aula, transmitida por meio do sistema de web conferência, foi ministrada pela professora Maria Luísa Furlan Costa, com a disciplina de Introdução à Educação a Distância.
Na graduação, a UAB de Astorga oferece cursos de administração, letras, pedagogia e ciências biológicas. Hoje, são 203 alunos matriculados. Já na pós-graduação, são 150 alunos nos cursos de gestão pública, gestão pública municipal e gestão em saúde. As aulas presenciais acontecem uma vez por mês no pólo instalado na Escola Municipal Antenor Balarotti. Além das aulas presenciais, os alunos podem receber orientação diariamente ou de acordo com a necessidade.
De acordo com a coordenadora do pólo, Adriana Cheron, Astorga recebe alunos de 14 Municípios da região e também do interior de São Paulo. “Começamos com 50 alunos em pedagogia e hoje estamos com 375 alunos. Isso é uma vitória para Astorga e para o ensino superior do município, que oferece educação de qualidade e acessível a todas as classes sociais”, comenta.
Objetivo do sistema UAB é desenvolver a modalidade de educação à distância, expandir e descentralizar a oferta de cursos e programas de educação superior levando os cursos a diferentes regiões do país e acessível a todas as classes sociais.
Conforme explica a diretora municipal de educação, Neuza Fortunato, Astorga foi contemplada com a UAB em 2007, mas a Universidade só foi instalada em 2009 quando a administração municipal se empenhou e disponibilizou toda estrutura para efetivação do pólo, que continua sendo mantido pelo Município.
Dos 399 Municípios do Paraná, apenas 39 conseguiram a Universidade Aberta do Brasil. Em nível de país são 771 pólos em funcionamento.
“Queremos construir um prédio para abrigar a UAB. Este é um projeto para 2011”, diz o prefeito Arquimedes Ziroldo, que agradece o empenho e dedicação da secretária Maria Edna, diretora Neuza Fortunato e coordenadora Adriana Cheron. “O trabalho de todos resulta no sucesso que estamos obtendo”, conclui.
Fonte: www.astorga.pr.gov.br
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário