O Museu Histórico de Santo Inácio acaba de implantar mais um atrativo aos visitantes. Trata-se da Coleção Arqueológica Eduardo Alcântara, criada na véspera dos 400 anos da Redução Jesuítica de Santo Inácio, graças a doação do pioneiro Eduardo Alcântara, um dos primeiros moradores da região.
Eduardo, que chegou à região na década de 1930, visitou o Museu Histórico junto com a esposa, Amélia Alcântara. O casal doou um lote de 29 peças arqueológicas provenientes da Redução Jesuítica de Santo Inácio fundada em 1610.
As peças são de populações Guarani que habitaram à região há mais de três mil anos. O acervo estava à décadas com a família, que encontrou no Museu um local seguro onde puderam depositar sua confiança em que as peças serão preservadas no Município e valorizadas historicamente.
As vinte 28 peças arqueológicas e a vasilha cerâmica Guarani inteira foram recebidas pela arqueóloga do Museu Histórico de Santo Inácio, e já esta recebendo o processamento técnico em laboratório, onde estão sendo catalogadas e registradas como uma nova coleção, a Coleção Eduardo Alcântara, que juntamente com a Coleção Arqueológica Benedito Alves de Almeida compõe o atual acervo arqueológico do Museu Histórico de Santo Inácio.
(Com informações e foto do www.santoinacio.pr.gov.br)
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário