O município de Arapongas completa no próximo domingo (10 de outubro), 63 anos de emancipação política, informa o deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa. A data será comemorada com uma série de atividades organizadas pela prefeitura e por diversos setores da sociedade.
“Arapongas passa por um momento especial, resultado das ações implementadas ao longo das últimas décadas”, destacou Pugliesi, duas vezes vereador e três vezes prefeito. “A nossa cidade tem um dos melhores indicadores de qualidade de vida do Paraná. Isto acontece em relação à educação, saúde, infraestrutura e principalmente na questão habitacional”, completou.
ATUAÇÃO – Nas três gestões à frente da prefeitura, Pugliesi priorizou investimentos em políticas de industrialização, educacional e de habitação. “Hoje Arapongas é o principal polo moveleiro da região Sul do Brasil, temos faculdades que oferecem diversos cursos de nível superior e habitação para todos”, informa o deputado (na foto assinando ordem de serviço para construção de quadra coberta em Arapongas).
“Nas vezes que fui prefeito, ao ficarmos sabendo de que havia começado uma ocupação irregular, a prefeitura comprava o terreno e dava o material para as pessoas construírem suas casas”, lembra Pugliesi. “Hoje tem famílias que pagam de R$ 12 a no máximo R$ 36 de mensalidade daquelas casas que construímos lá atrás”, completa.
ATIVIDADES – Um dos pontos altos da programação de aniversário é a tradicional Avenida do Recreio organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos e que vai transformar em um parque de diversões o trecho da via entre a Praça Julio Junqueira e o Supermercado Molicenter, no centro da cidade. No local serão instalados brinquedos infláveis e cama elástica, além da animadíssima “guerra de cotonete”.
HISTÓRICO – A comunidade de Arapongas, com aproximadamente 100 mil habitantes, começou a ser formada em meados da década de 1930, por iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná. O idealizador e fundador do povoado William da Fonseca Brabason Davids, na época diretor da empresa de prefeito de Londrina.
Arapongas permaneceu como distrito de Londrina. Em 1935 o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos, destinados à construção urbana. Eles se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Bradesco, na Avenida Arapongas.
Nos anos seguintes chegaram a região imigrantes japoneses e eslavos, que formaram, em 1937, as Colônias Esperança e Orle. Em 1943 Arapongas deixou de pertencer ao território de Londrina, com a criação de Rolândia. O município foi criado pela lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, tendo em seu território as atuais cidades de Astorga e Sabáudia.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário