quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Em Paranaguá, deputado Waldyr Pugliesi defende maior organização popular

“Quando cheguei em Paranaguá, chamei os trabalhadores e coloquei em prática uma gestão participativa. Abri as portas do meu gabinete e não houve greve enquanto estive aqui”, disse o deputado
O deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, lançou na última terça-feira (31 de agosto) sua candidatura à reeleição em diversas comunidades no litoral do Paraná. Em Paranaguá, Pugliesi defendeu maior organização popular como caminho para o desenvolvimento sócio-econômico da população e das cidades da região.

“Minha militância política começou quando ainda estava no colegial, defendendo a autonomia do Brasil na campanha 'O Petróleo É Nosso!', que resultou na criação da Petrobrás”, informou Pugliesi. “As pessoas organizadas em associações, sindicatos ou grêmios estudantis, têm mais condições de realizarem projetos que nascem de forma coletiva”, completou o deputado ao discursar para mais de 400 presidentes de associações, lideranças políticas e sociais e moradores de Paranaguá.

ORGANIZAÇÃO – Pugliesi lembrou do período que ocupou a Superintendência dos Portos de Paranaguá e Antonina, no primeiro governo Roberto Requião (1991-1994). “Quando cheguei em Paranaguá, os trabalhadores do Porto estavam na iminência de deflagrar greve por tempo indeterminado. Chamei os representantes dos trabalhadores e coloquei em prática uma gestão participativa. Abri as portas do meu gabinete e não houve uma greve sequer enquanto estive aqui”, completou.

Pugliesi informou que o Governo do Estado, em sua gestão na Secretaria dos Transportes (2003-2006), construiu o concreto de acesso ao porto. Ele recordou ainda a luta que participou ao lado Nilton Abel de Lima, líder dos trabalhadores do porto, na resistência à ditadura militar. “Junto com o Nilton Abel de Lima, que muitos aqui devem conhecer, organizamos as comunidades para resistir ao golpe militar”.

GESTÃO PARTICIPATIVA – O deputado, que está em seu nono mandato, destacou as três gestões na prefeitura de Arapongas, com a criação da política de industrialização e os investimentos em habitação. “Hoje a minha cidade, Arapongas, tem a melhor qualidade de vida da região Norte do Paraná, porque não permitimos a formação de favelas. Quando tinha notícia de uma ocupação irregular, imediatamente a prefeitura comprava um terreno e dava o material para as pessoas construírem suas casas”.

“Outro dia estava numa atividade em minha cidade, e uma senhora veio até mim e disse assim: 'deputado, graças ao senhor temos nossa casa própria'. Daí perguntei quanto ela pagava de prestação. Ela disse que R$ 12. imediatamente outra senhora que estava junto, disse que pagava mais de R$ 230 só de aluguel”, informou.

Pugliesi encerrou o pronunciamento falando que Paranaguá tem condições de melhorar sua infraestrutura com uma boa parceria junto aos governos estadual e federal. “Viemos aqui hoje, eu e o deputado Micheletto, para assumirmos um compromisso de representar os anseios do litoral na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”, concluiu.

ABRANGÊNCIA – Os eventos no litoral, organizados em conjunto com o deputado federal e candidato à reeleição Moacir Micheletto, aconteceram ainda em Antonina e Morretes. Micheletto falou da importância do Porto de Paranaguá, “um dos maiores do Brasil”.

O deputado destacou os programas sociais do governo federal e garantiu empenho para liberar mais recursos para Paranaguá e o litoral. “Temos que eleger pessoas comprometidas com os programas de agricultura familiar e de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida”, completou. O evento contou com participação do ex-prefeito de Assis Chateaubriand Koite Dodo e de autoridades locais e da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário