A prefeitura de Pitangueiras, em parceria com empresas de reciclagem, iniciou na última semana o trabalho inédito de recolhimento de pneus usados. O trabalho é executado através do programa de coleta seletiva do município. Na primeira etapa foram recolhidos 1053 pneus inservíveis de borracharias e do lixo comum.
O material está armazenado no barracão do aterro sanitário da prefeitura, aguardando a destinação correta. Pela primeira vez a ação foi realizada em Pitangueiras. Os pneus serão encaminhados à empresa onde será usado como energia para a fabricação de cimento, sendo queimados em fornalhas com filtros específicos que não permitem a poluição pela fumaça emitida.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Marcelo Franzin os pneus foram recolhidos pela empresa de comércio e reciclagem de pneus Xibiu, representante da Reciclanip, uma entidade dos fabricantes de pneus que visa o recolhimento e destinação correta dos materiais inservíveis. Que irá encaminhar o material à empresa Cimento Rio Branco, de Rio Branco do Sul- PR. A empresa de recolhimento tem sede em Curitiba, e a coleta é feita sem gerar nenhum custo para o município.
A ação atende a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), n° 258 de 26/08/99, que exige o recolhimento dos pneus inservíveis pela empresa geradora da matéria prima e sua destinação correta.
O recolhimento segundo a responsável temporariamente pela secretária de saúde, Kátia Cristina Ferrarini, irá auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que se reproduz em lugares com água parada, como os pneus que ficam a céu aberto. “O último caso de dengue que tivemos no município foi em 2008, desde lá estamos livre da doença, mas temos que continuar com campanhas e com cuidados para evitar o surgimento. O recolhimento dos pneus auxilia muito nesse trabalho” afirma Kátia.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente prevê que a necessidade de recolhimento de pneus novamente não irá demorar muito, visto que todos os dias são descartados vários pneus. “O primeiro passo já demos. Tivemos dificuldades em encontrar uma empresa de recolhimento com destinação final correta, no mercado, há muitas empresas que recolhem pneus usados, mas que não tem responsabilidade com o destino final dos materiais, isso não é bom para o meio ambiente, pois estaríamos apenas transferindo o problema” diz o secretário Luiz Marcelo Franzin.
Foto: Ivson
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário