O TSE divulgou nesta quinta-feira (12) o tempo de cada candidato à Presidência na propaganda eleitoral gratuita. A candidata do PT, Dilma Rousseff, da coligação “Para o Brasil seguir mudando”, terá 10 minutos 38 segundos e 54 centésimos em cada um dos dois blocos de 25 minutos que serão veiculados em cadeia de rádio e televisão.
O segundo maior tempo é o do candidato do PSDB, José Serra, da coligação “O Brasil Pode Mais”. O tucano terá sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos. Já a candidata Marina Silva (PV) terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.
O socialista Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá um minuto, um segundo e 94 centésimos para apresentar suas propostas no rádio e na TV. Já os outros cinco postulantes ao cargo, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) terão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.
A propaganda eleitoral gratuita para presidente, na modalidade bloco, será veiculada a partir do dia 17 de agosto até 30 de setembro, às terças, quintas e aos sábados, às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão.
De acordo com sorteio realizado no último dia 3, Serra abrirá o horário eleitoral gratuito seguido de Plínio de Arruda Sampaio, Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, Dilma Rousseff, José Maria Eymael, Levi Fidelix, Marina Silva e Ivan Pinheiro.
Inserções diárias
Além dos 25 minutos da modalidade bloco, a propaganda gratuita também será veiculada por mais seis minutos diários, divididos em inserções de, no máximo, 60 segundos, distribuídos ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.
Assim como na divisão por bloco, Dilma também terá o maior tempo diário nas inserções: 2 minutos e 33 segundos. Já José Serra terá 1 minuto e 45 segundos. Os outros candidatos contarão com menos de um minuto diário.
Como é feita a distribuição
A distribuição dos tempos do horário eleitoral gratuito segue regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao todo, serão 25 minutos de propaganda política para os candidatos à Presidência. Destes, um terço (cerca de 8 minutos) são divididos igualmente entre todos os candidatos. Já os dois terços restantes são distribuídos proporcionalmente de acordo com a bancada eleita por cada partido nas eleições de 2006.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
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