segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sabáudia conclui Capela Mortuária

Prefeito Almir Batista e o secretário Wilson Lipski (à direita) descerram a faixa inaugural da Capela Mortuária de Sabáudia

A prefeitura de Sabáudia inaugurou, na última quinta-feira (22), as instalações da Capela Mortuária Municipal. Os recursos para a estrutura foram liberados pelo ex-governador Roberto Requião no início do ano passado, atendendo pedido do presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Waldyr Pugliesi.

“No começo do ano passado, o ex-governador Requião ficou sensibilizado com o apelo do prefeito Almir Batista e dos moradores de Sabáudia, que não tinham um local adequado para realizar velórios”, informou Pugliesi. As obras demandaram investimento de R$ 157 mil do Fundo de Desenvolvimento urbano (FDU), destacou.

A capela, com 270 metros quadrados de área construída, fica ao lado do cemitério municipal. São duas câmaras mortuárias e outras dependências com dois dormitórios, banheiros, administração, copa, banheiros sociais masculino e feminino e uma ampla área de varanda, atendendo as necessidades da comunidade.

PANORAMA – “Acabou a novela da capela mortuária”, declarou o prefeito Almir Batista, ao descerrar a faixa inaugural. Almir Batista lembrou que as obras do imóvel tiveram início em 2002, mas acabaram suspensas devido falhas na prestação de contas da primeira parcela.

De acordo com o prefeito, sem uma estrutura adequada os velórios eram realizados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no salão social da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), suspendendo as aulas e as atividades do local.

A cerimônia contou com presença de autoridades locais e regionais, do secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Superintendente do Paranacidade, Wilson Bley Lipski e da coordenadora da região Metropolitana de Londrina (COMEL), Elza Correia.

A servidora Edileuzi dos Santos fez uma apresentação especial antes do ato. O padre Emerson de Jesus e o pastor Ailton Batista dos Santos fizeram as bênçãos da obra. Todo o entorno da capela foi reestruturado. As obras incluíram pavimentação asfáltica das ruas externas e internas do cemitério, calçadas novas, muro, iluminação, dois portais de entrada, instalação de bancos e estacionamento com 1,3 mil metros quadrados.

Toda a mobília e decoração do local e os bancos externos foram doados por mais de 40 empresários e comerciantes, que ganharam uma placa em agradecimento pela gentileza.

HISTÓRICO – Sabáudia é resultado do primeiro povoado que se formou no interior de Arapongas, cujas origens remontam ao plano de expansão, na década de 1930, da Companhia de Terras Norte do Paraná. A denominação do município foi criada pela lei estadual nº 2 de 10 de outubro de 1947. O nome Sabáudia é em homenagem a uma cidade da Itália com objetivo de atrair agricultores para a região.

Em 26 de novembro de 1954 foi criado o município, instalado oficialmente em 26 de novembro de 1955. Sabáudia está localizada entre as cidades de Londrina e Maringá e tem uma população com aproximadamente seis mil habitantes segundo estimativa de 2006 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Mais informações no site http://www.sabaudia.pr.gov.br/

Foto: www.sabaudia.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário