sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pitangueiras lança projeto de leitura junto ao grupo de Terceira Idade

“Ler irá ajudar nossa cabeça” é assim, com grande entusiasmo e alegria que Dona Josefina Januário Maria de 63 anos recebe o projeto de leitura oferecido ao Grupo da Terceira Idade de Pitangueiras. O projeto intitulado, “Leitura não tem Idade” foi implantado nesta última quinta-feira, 15, pela Secretária de Educação e Cultura, e tem como proposta a leitura feita por prazer.

Segundo Dona Josefina, com idade avançada os idosos esquecem os acontecimentos atuais e só conseguem lembrar com exatidão os acontecimentos da época que eram crianças.

De acordo com Eliza Regina Sarri Gonçalves, secretária de educação e cultura, a idéia surgiu a partir da divulgação do projeto junto às secretárias municipais. ”O livro será um aliado dos idosos, pois com a leitura irão desenvolver uma capacidade maior de concentração e também será bom para se distraírem. E até mesmo quem não sabe ler, pode participar do projeto, pedindo para que alguém da família leia para ele” afirma.

O trabalho consiste na entrega de livros do escritor Láe de Souza, idealizador do projeto. Os idosos terão um prazo para realizarem a leitura, depois responderão um questionário em relação ao livro. Após o término da leitura será enviado um novo título. Todas as publicações serão entregues gratuitamente.

Irão participar do projeto os 35 idosos que integram o grupo, coordenados pela voluntária Maria Aparecida Veronez Vendrames. Todos os livros são de crônicas e retratam histórias do cotidiano em uma linguagem bem humorada e de fácil entendimento. A primeira dama Rosemeire Ripol, responsável pelos projetos sociais, ressalta o diferencial das publicações. “O primeiro livro conta com várias histórias que podem ser lidas em 15 minutos. Isso é muito bom para que vocês possam desenvolver o gosto pela leitura” afirma ela aos idosos.

O Grupo da Terceira Idade de Pitangueiras, encontra- se duas vezes por semana e conta com a participação de 35 idosos, entre homens e mulheres, com idade de 60 a 82 anos. Os encontros são realizados as terças e quintas- feira, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Entre as atividades desenvolvidas estão ginástica, cursos de informática, passeios, realizações de bingos, idas a baile, festas de aniversários e dinâmicas. Todas as atividades são desenvolvidas com o acompanhamento de nutricionista, psicóloga e enfermeiros, visando à melhoria na qualidade de vida.

A vice prefeita Valkíria dos Santos, que sempre acompanha o grupo destaca a importância das atividades realizadas. ”Nesta época de festas juninas fomos convidados a dançar em cidades vizinhas, na vila rural do município e também na praça central, sempre que recebemos convites vamos participar, isso motiva o grupo” finaliza.

Fonte: www.pitangueiras.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário