quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pitangueiras realiza 1° Open Gingado Capoeira

No último domingo (21) foram realizados os batizados de capoeira de 58 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Piá (Projeto Social para Crianças e Adolescentes) de Pitangueiras.

O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes Laudemar Lenharo e contou com a presença de quinze professores e mestres de Brasília, Maringá, Astorga, Rolândia e Santa Fé, que entregaram as cordas de primeira e segunda graduação aos alunos.

Entre elas haviam também representações internacionais da capoeira como o mestre Risomar Torres e o mestrando Cristofer Martineli. Segundo o professor Renato Adriano de Oliveira, os alunos foram avaliados durante todo o ano.

“No decorrer do ano eles são avaliados, em diversos aspectos social, físico, comportamental e depois são aprovados ou não, recebendo a graduação” afirma ele. Renato agradece ainda a ajuda da administração na realização do evento, que cedeu uniformes aos alunos e estrutura.

“Foi uma bela festa, gostei muito. Agradeço aos funcionários e professores do projeto, a secretária de cultura Edilaine Resqueti e a administração pelo apoio” finaliza o professor. As aulas de capoeira acontecem as terças e quintas feira, nos dois períodos.

Durante um ano de meio de funcionamento do esporte, os alunos já realizaram diversas apresentações dentro do município. Projeto Piá de Pitangueiras oferece as crianças diversos tipos de aulas.

Ao todo são atendidas sessenta crianças, entre sete e quatorze anos que permanecem no projeto em período de contra turno. Muito além de regras de matemática e língua portuguesa, o Projeto Piá (Projeto Social para Crianças e Adolescentes) de Pitangueiras ensina valores humanos e cidadania.

De acordo com a coordenadora Márcia Pinaffi a função da instituição vai além de ensinar regras básicas de educação escolar, são ensinamentos para a vida.

“Eles passam mais tempo com a gente do que com a família. Está é uma oportunidade para tirar as crianças da rua. Somos como pai e mãe, então é nosso dever cuidar deles como se fossem nossos filhos” afirma.

O projeto está em funcionamento há dez anos, é mantido pela prefeitura e conta com quatros professores de educação geral, além de professores específicos e estagiários cedidos pelo Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense).

São ministradas aulas de atividades físicas, culinária, capoeira, trabalhos artesanais e música, entre flauta, violão, guitarra, bateria, chocalho e pandeiro. Logo pela manhã, as crianças são deixadas pelos pais no projeto. São oferecidos alimentação, banho, auxílio na realização de tarefas escolares e atividades complementares, como educação ambiental e social.

Quando necessário são encaminhadas para o reforço escolar, psicólogo e fonoaudiólogo.

Fonte: www.pitangueiras.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário