terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cavalgada de São Sebastião de Jaguapitã no Calendário Turístico do Paraná

A tradicional Cavalgada de São Sebastião de Jaguapitã passou a integrar oficialmente o Calendário Turístico do Paraná. O governador Orlando Pessuti sancionou, no final de julho, o projeto de lei número 63/2010, do deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, criando a Lei Estadual 16.558.

A inclusão do evento no Calendário paranaense, atende um pedido do prefeito Luiz Carlos Trapp, como forma de preservar a tradição e ampliar o número de participantes. A confraternização, de caráter religioso, já está na 13ª edição e se tornou numa das mais importantes manifestações do folclore da região Norte do Paraná, destacou Pugliesi.

“A Cavalgada reúne todos os anos dezenas de comitivas de todas as regiões do Paraná e de outros estados também. O evento já fazia parte do calendário oficial de eventos de Jaguapitã e agora está incluído no Calendário Turístico do Paraná”, completou o deputado. Segundo Pugliesi, este ano mais 1,2 mil cavaleiros e amazonas de 78 comitivas participaram da atividade.

CONTEXTO – A Cavalgada de São Sebastião foi criada em 1998, por 67 agricultores liderados pelo Padre Constantino Borg, João Santana e Sérgio Antonio Marioto e a Comitiva Jaguapitã. A intenção era promover um ato de louvor para reverenciar o defensor dos cristãos e pedir proteção ao padroeiro da agropecuária São Sebastião, o protetor das atividades ligadas à agricultura no Brasil.

A festa , realizada sempre no primeiro domingo que antecede o dia 20 de janeiro, se transformou numa das principais tradições da microrregião de Jaguapitã. Com o passar dos anos o sucesso da manifestação extrapolou as fronteiras da microrregião.

Para participar do evento, algumas comitivas realizaram marcha de até dois dias antes de chegar à cidade. Todos os anos a manifestação se inicia com uma cavalgada pelas ruas da cidade, com destino à Igreja Matriz São José. No local, cavaleiros e amazonas, animais, sementes, recebem as bênçãos dos padres e prestam suas homenagens e agradecimentos para São Sebastião.

HISTÓRICO – O município de Jaguapitã, criado pela Lei Estadual nº 2, de 10 de outubro de 1947, foi instalado oficialmente em 7 de novembro do mesmo ano. A comunidade, atualmente com 11,1 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), começou a ser formada em 1937 com a chegada de várias famílias, incluindo os pioneiros Antonio Pinto e Izaltino Rodrigues.

Um comentário:

  1. http://astorgaurgenteee.blogspot.com/2010/08/prefeito-bega-e-joao-zampieri-coordenam.html

    ResponderExcluir