domingo, 20 de junho de 2010

Reflexos da interiorização do Governo do PR

Pugliesi, ao centro, na reunião com membros do Conselho Comunitário de Segurança durante a Escola de Governo em Londrina

(*) Waldyr Pugliesi

Os 93 municípios do Norte do Paraná receberam na última semana, de 10 a 11 de junho, toda a estrutura do Governo do Estado, em mais uma etapa do projeto de interiorização realizado pelo governador Orlando Pessuti. Foram dois dias históricos para estas cidades e sua gente, que em pouquíssimas oportunidades, puderam discutir, sem se deslocar até a capital, os problemas próprios de sua região.

Participei de diversas atividades e constatei um saldo positivo desta ação democrática promovida pelo Governo do PMDB e que serão verificadas a curto, médio e longo prazos. O governador assinou dezenas de convênios para contratação de programas e ordens de serviços para iniciar as obras que vão resultar em mais qualidade de vida para os moradores da região, que tem Londrina como cidade polo.

Prefeitos, vices, vereadores e lideranças comunitárias das associações dos municípios do Médio Paranapanema (Amepar), do Vale do Ivaí (Amuvi), do Norte do Paraná (Amunop) e do Norte Pioneiro (Amunorpi) puderam tirar dúvidas sobre obras em andamento e os projetos e ações que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado para melhorar a infraestrutura da região.

Foram dezenas de reuniões para o governo ouvir e ser ouvido, conforme explicou o governador Orlando Pessuti. Em uma destas agendas, acompanhei o secretário estadual de Segurança Pública, o coronel Aramis Linhares Serpa, na reunião com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Arapongas. O avanço da criminalidade é uma das preocupações dos moradores da minha cidade.

No encontro foram debatidas estratégias de atuação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil, com os órgãos de segurança de Arapongas. A partir deste encontro, ficou definido o repasse de duas viaturas Eco Sport zero quilômetro para Companhia de Polícia Militar de Arapongas. Também participei da entrega de viaturas para a Polícia Militar e o Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para diversas cidades da região.

Este tipo de agenda resulta em desenvolvimento sócio-econômico em todas as regiões do Estado. Em Londrina, por exemplo, o Governo estimulou as prefeituras a iniciarem as obras, autorizadas nos dois dias, até o final do mês, de forma a evitar conflito com a legislação durante o período da campanha eleitoral. Além de não poder iniciar os trabalhos, o Governo também fica impedido de fazer transferência de recursos até o dia dia 3 de outubro.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, aproveitou os encontros para orientar os prefeitos sobre os encaminhamentos necessários para iniciar as obras previstas, financiamentos e processos licitatórios neste período. Os presidentes das entidades municipalistas aprovaram a proximidade com as estruturas do Governo do Estado.

Os pequenos agricultores também foram contemplados. Numa das primeiras ações da interiorização, o governador Orlando Pessuti entregou 12 tratores adquiridos pelo programa Trator Solidário, que reduz drasticamente o valor do trator. O programa, lançado no ano passado pelo Governo do Estado, ainda pode financiar 2,5 mil tratores até o final do ano.

Ao final da interiorização, o desejo de novas reuniões como esta ficou evidente nas faces e expressões de todos os envolvidos. Para garantir um governo de sucesso é necessário ouvir todos os setores da sociedade e é isto que estamos fazendo aqui no Paraná.

(*) Waldyr Pugliesi é deputado estadual, líder do PMDB na Assembleia Legislativa e presidente do Diretório Estadual do PMDB (www.waldyrpugliesi.com.br – e-mail waldyr@waldyrpugliesi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário