Da esquerda para a direita, a ex-deputada Irondi Pugliesi, a vice-prefeita de Rolândia Sabine Denise Giesen, a primeira-dama Regina Pessuti e a secretária de Cultura de Rolândia, Maria Luiza Muller
A ex-deputada estadual Irondi Pugliesi levou dezenas de lideranças femininas do Vale do Ivaí e Norte do Paraná para um café da tarde com a primeira-dama do Paraná, Regina Pessuti. Irondi Pugliesi, esposa do presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Waldyr Pugliesi, destacou a iniciativa de Regina Pessuti em discutir temas relacionados e a criação da Secretaria Estadual da Mulher.
“As lideranças femininas da minha região não viam a hora de conhecer a dona Regina. Esta integração é muito interessante, porque ela coloca cada vez mais a mulher no centro das discussões políticas e sociais”, disse Irondi. Segundo a ex-deputada, as propostas da primeira-dama darão uma nova dinâmica na forma de agir e pensar das mulheres paranaenses.
“Dona Regina abordou questões na área de microcrédito e cursos especializados. A mulher ainda enfrenta muito preconceito, inclusive de outras mulheres. Mas elas já provaram que podem e estas ações, como a de hoje, são uma prova disto”, completou Irondi. O café ocorreu na última terça-feira (8), no Palácio das Araucárias, sede do Governo do Estado.
PLANEJAMENTO – Durante o encontro, Regina Pessuti falou dos projetos que estuda executar em parceria com as Secretarias Estaduais, como o concurso cultural, realizado através da Secretaria da Educação, no qual adultos e adolescentes apresentarão trabalhos de redação e musicalização baseados no hino do Paraná. “O lançamento desse concurso, assim como do programa de microcrédito destinado às mulheres, que será implementado em parceria com a Secretaria do Trabalho, está previsto para o mês de junho”, afirmou.
Para a área da saúde, a primeira-dama comentou que deseja iniciar um projeto de cuidado preventivo destinado aos funcionários públicos do estado, através da introdução de ginástica laboral.
Outro estudo em andamento refere-se à gestão e abertura ao público do parque Newton Freire Maia, em Pinhais - que abriga, entre outros projetos do Governo do Estado, o Parque da Ciência -, e a construção, neste espaço, de um centro poliesportivo adaptado para as pessoas com necessidades especiais.
INOVAÇÃO – Regina Pessuti comentou ainda sobre os estudos para as áreas da agricultura, trabalho e meio ambiente, e para a criação da Secretaria da Mulher. Para a prefeita de Centenário do Sul, Vera Pazzotti, a reunião das lideranças com a primeira-dama é algo inovador no estado. “Essa é a primeira vez que vejo uma primeira-dama abrir o Palácio para atender as lideranças” disse.
A vice-prefeita de Rolândia, Sabine Denise Giesen, disse que a primeira-dama está muito atuante. “Esta união das mulheres representa um espaço diferente parta debater as questões de interesse de todas”, disse. Participaram ainda da reunião a primeira-dama de Paranapoema, Sonia Maria Ramalho, e o prefeito de Arapuã, Deodato Matias, entre outras lideranças. Os municípios de Pitangueiras e Sabáudia também estavam representados.
Foto: Everson Bressan-AEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário